sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Belezas de Santiago - Chile

Santiago (lit. "São Tiago", em português) é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país.
Santiago foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de "Santiago de Nueva Extremadura" (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha). A cerimônia de fundação ocorreu no "Cerro Huelén" (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lúcia). Assim, Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. Foi escolhida essa região por seu clima moderado e por estar ao lado do rio Mapocho. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade foi fundada entre os dois braços desse rio.
A cidade foi destruída no dia 11 de setembro de 1541 pelas forças dos nativos da região, chefiados por Michimalonco, que promoveu a Guerra do Arauco.
Os primeiros edifícios da cidade foram construídos com o apoio dos nativos picunches. Um pequeno riacho-afluente sul do rio Mapocho foi drenado e transposto, convertendo-se em uma passagem pública, conhecida como Alameda (hoje, a Avenida Libertador Bernardo O'Higgins).


O clima de Santiago corresponde ao clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada, mais conhecido como clima mediterrânico continentalizado.
A principal característica climática de Santiago é a concentração de cerca de 80% das precipitações durante os meses principalmente de inverno (maio a setembro), variando entre 50 e 80 mm. por mês. Essa quantidade contrasta os índices dos meses correspondentes à estação seca, produzida por um domínio anticiclônico (que é interrompido por cerca de sete ou oito meses) principalmente durante os meses de verão, entre dezembro e março. No verão, a precipitação não supera os 4 mm. Essas precipitações são compostas geralmente por chuva, mesmo que ainda ocorra neve e queda de granizo principalmente nos setores da pré-cordilheira, que estão a aproximadamente 1500 metros de altitude.
Em alguns casos, a neve afeta a cidade, mas apenas a zona leste (setores orientais), sendo muito rara a ocorrência de neve nas outras partes da conurbação. Como Santiago está localizada em uma área semi-árida, há pouca precipitação na região: com a entrada de maior quantidade de massas de ar polares, o maior índice pluviométrico é registrado no inverno. O clima é mais seco no verão, com poucas chuvas registradas, devido à dificuldade de entrada de umidade na área graças ao relevo ao redor da cidade.
Em relação às temperaturas, variam ao longo do ano, passando de uma média de 20 °C durante o mês de janeiro, até uma média de 8 °C nos meses de junho e julho. No verão, Santiago apresenta grandes variações de temperatura, atingindo com facilidade 30 °C ou mais à tarde, e chegando a 12 °C na madrugada. As noites são agradáveis. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 37 °C. Já nos meses de outono e inverno, a temperatura cai radicalmente, situando-se entre os 9 °C de dia e baixando para 0 °C ou menos à noite, especialmente na madrugada. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -6,8 °C, em 1976. A temperatura média anual da cidade é de 13,7 °C, sendo a quarta capital mais fria da América do Sul.

- Em Junho de 2011 na cidade na companhia de minha mãe e podemos visitar alguns pontos turísticos da cidade e o melhor de tudo, pude conhecer a neve!
Chegamos na cidade no final da noite e pegamos um táxi no aeroporto (Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez), lá pagamos 30 dólares pelo táxi para ir para qualquer lugar da cidade.
Ficamos no Albergue Andes Hostel em um quarto privado que custou 60 reais a diária.
Em Santiago podemos conhecer todo o centro (Plaza de Armas, Parque Santa Lucía, Lojas, Restaurantes, Zoo Lógico, Patio Belas Artes, Mercado Municipal, etc).
O Albergue é muito bem localizado, na rua Monjitas 506, na frente do metrô Belas Artes e próximo de tudo praticamente.
A cidade de Santiago te dá uma sensação de segurança inacreditável para quem mora em São Paulo ou qualquer outro local do Brasil.
Também podemos conhecer a estação de esqui El Colorado onde tivemos o primeiro contato com a neve, e claro, eu demonstrei minhas inúmeras habilidades com o snowboard como pode ser visto aqui Renato en El Colorado.
Voamos de Pluna, o avião parece mais um ônibus com asas mas pelo preço vale a pena rs.

Segue algumas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário